QUÍMICA - O comportamento dos gases
(Cefet-SP) Uma amostra de gás nitrogênio ocupa um volume de 0,2 L a 300 K e à pressão de 800 mmHg.
O volume ocupado pela amostra a 273 K e 800 mmHg é:
(UFPE) Dois frascos, contendo diferentes gases que não reagem entre si, são interligados através de uma válvula. Sabendo-se que:
- não há variação de temperatura.
- a pressão inicial do gás A é o triplo da pressão inicial do gás B.
- o volume do frasco A é o dobro do frasco B, qual será a pressão do sistema (frasco A + B) quando a válvula for aberta?
A) 2/3 da pressão do frasco A.
B) 1/3 da pressão do frasco A.
C) 7/3 da pressão do frasco B.
D) 5/3 da pressão do frasco B.
E) O dobro da pressão do frasco B.
(Unesp) O volume de uma massa fixa de gás ideal, à pressão constante, é diretamente proporcional à:
A) densidade do gás.
B) temperatura absoluta.
C) massa molar do gás
D) pressão atmosférica.
E) concentração do gás.
(Uece) Considerando Vm como volume molar de um gás numa dada pressão e temperatura, teremos que:
Vm H2 = Vm CH4 = Vm C2H6 = Vm O2
Isto é, evidentemente, consequência direta do princípio de:
(Cesgranrio-RJ) Num tanque de gás, havia 8,2 m3 de oxigênio a -23 °C e 2 atm de pressão. Tendo ocorrido um vazamento, verificou-se que a pressão diminuiu em 0,5 atm.
Que massa de oxigênio foi perdida, sabendo-se que a temperatura permaneceu constante?
Dados: O = 16; R = 0,082 atm · L/mol · K
(Unirio-RJ) Você brincou de encher, com ar, um balão de gás, na beira da praia, até um volume de 1 L, e o fechou. Em seguida, subiu uma encosta próxima carregando o balão, até uma altitude de 900 m, onde a pressão atmosférica é 10% menor do que a pressão ao nível do mar.
Considerando que a temperatura na praia e na encosta seja a mesma, o volume de ar no balão, em L, após a subida, será:
(Ufal) A concentração média do gás nobre argônio no ar seco é 0,9% em volume. Sendo assim, a pressão parcial desse gás em um cilindro contendo ar comprimido, exercendo pressão cem vezes superior à pressão atmosférica ao nível do mar, é de:
(UEL-PR) Os gases reais obedecem mais rigorosamente à equação: P · V = n · R · T
A) para qualquer valor de V.
B) para qualquer valor de P.
C) somente a altas temperaturas e baixas pressões.
D) somente a baixas temperaturas e altas pressões.
E) para qualquer valor de T.
O carvão mineral, quando queimado, lança na atmosfera gases poluentes e partículas sólidas. Apesar do problema ambiental gerado, a queima do carvão é um processo bastante exotérmico e, por isso, ainda é vastamente utilizada em indústrias siderúrgicas e usinas termoelétricas. Considere a equação a seguir, que representa, simplificadamente, a reação de combustão do carvão.
C(s) + O2(g) → CO2(g)
Com base nessas informações e em seus conhecimentos, responda:
Qual é, aproximadamente, a pressão (em atm) de CO2 oriunda da queima de 84 g de carvão, sabendo que o volume que esse gás ocupa equivale a 20 L e que a temperatura local é, em média, 20°C.
(UFPE) Em um recipiente fechado de volume constante, contendo 0,5 mol de CO2 e 0,2 mol de NO2, adiciona-se N2 até completar 0,3 mol.
Identifique, dentre os gráficos a seguir, o que melhor representa o que acontece com as pressões total e parciais no interior do recipiente durante a adição do nitrogênio.
Algumas crianças tendem a se frustrar com seus balões de hélio, pois, com o passar do tempo, eles murcham, perdendo assim suas propriedades de entretenimento. Assumindo que as massas molares do ar e do gás hélio são 29 g/mol e 4 g/mol, respectivamente, como explicar a fuga de hélio do balão?
A) A velocidade relativa do hélio é aproximadamente 2,7 vezes maior em relação à velocidade de difusão do ar. Isso acarreta maior facilidade de difusão e consequente escape do gás.
B) A velocidade relativa do hélio é aproximadamente 0,14 vez menor em relação à velocidade de difusão do ar. Isso gera a possibilidade de o gás escapar do balão e depositar-se no solo.
C) A velocidade relativa do hélio é aproximadamente 0,37 vez menor em relação à velocidade de difusão do ar. Isso gera a possibilidade de o gás escapar do balão e depositar-se no solo.
D) Nenhuma das anteriores.
E) A velocidade relativa do hélio é aproximadamente 7,3 vezes maior em relação à velocidade de difusão do ar. Isso acarreta maior facilidade de difusão e consequente escape do gás.
Um experimento simples, porém interessante, consiste em encher uma bexiga e, posteriormente, colocá-la em um banho de água e gelo. Rapidamente verifica-se que a bexiga murcha. Se, após esse procedimento, a mesma bexiga for colocada em uma bacia com água morna, ela volta a inflar. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta uma explicação correta para a sequência de fenômenos observados:
A) A diminuição da temperatura provoca uma contração no raio médio das moléculas, ao passo que o aumento de temperatura as dilata.
B) A imersão em gelo faz com que o frio entre na bexiga, condensando as moléculas gasosas, que passam a ocupar menor volume. A imersão em água morna provoca a entrada de calor, com consequente aumento de volume.
C) A variação de temperatura provoca uma alteração na distância média entre as partículas gasosas, produzindo as diferenças de volume observadas no experimento.
D) A variação de temperatura causa, também, variação da massa gasosa, tendo como consequência direta o aumento ou a diminuição do volume do sistema.
E) A borracha da bexiga é permeável a água, que difunde-se em seu interior causando variações de volume.
(UEM-PR) Uma determinada mistura gasosa ocupa um volume de 5,6 litros a -73 °C e 1 atm de pressão.
Considerando que essa mistura se comporta como um gás ideal e que possui massa molar média igual a 16,4 g · mol-1, qual é a densidade desse gás? Considere a constante R = 0,082 atm · L · mol-1 · K-1
O monóxido de carbono é um gás altamente tóxico derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis. Se inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão, redução da capacidade de aprendizagem e perda de habilidade manual. Em quantidades maiores pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Nas condições normais de temperatura e pressão, o volume ocupado por 50 g do gás monóxido de carbono (CO) é:
(Dados: massa molar CO = 28 g/mol)
(Uerj) Em um reator nuclear, a energia liberada na fissão de 1 g de urânio é utilizada para evaporar a quantidade de 3,6 × 104 kg de água a 227 °C e sob 30 atm, necessária para movimentar uma turbina geradora de energia elétrica.
Admita que o vapor-d’água apresente comportamento de gás ideal.
O volume de vapor-d’água, em litros, gerado a partir da fissão de 1 g de urânio, corresponde a:
(Unesp) Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, potencialmente perigosa para os seres vivos. Para cada classe de fogo existe, pelo menos, um tipo de extintor. Quando o fogo é gerado por líquidos inflamáveis, como álcool, querosene, combustíveis e óleos, os extintores mais indicados são aqueles com carga de pó químico ou gás carbônico.
Considerando-se a massa molar do carbono = 12 g · mol-1, a massa molar do oxigênio = 16 g · mol-1 e R = 0,082 atm · L · mol-1 · K-1, o volume máximo, em litros, de gás liberado a 27 °C e 1 atm, por um extintor de gás carbônico de 8,8 kg de capacidade, é igual a:
O estado gasoso é caracterizado por partículas com velocidades médias elevadas e grande distanciamento relativo, o que justifica seu volume e forma variáveis. Considerando uma amostra gasosa contida em um recipiente deformável e fechado, sem reação química, é correto afirmar que:
A) pressão e volume são variáveis independentes.
B) a quantidade de matéria pode ser alterada por variação de temperatura.
C) o estado do gás dependerá da pressão, do volume e da temperatura.
D) a energia cinética do gás é proporcional à sua pressão absoluta.
E) suas propriedades podem ser descritas unicamente pela medida da temperatura.
(UFV-MG) Assinale a opção que pode representar a variação da pressão (P) como função do número de mols (n) de um gás ideal mantendo o volume e a temperatura constantes:
(UFC-CE) Acidentes com botijões de gás de cozinha são noticiados com bastante frequência. Alguns deles ocorrem devido às más condições de industrialização (botijões defeituosos), e outros por uso inadequado. Dentre estes últimos, um dos mais conhecidos é o armazenamento dos botijões em locais muito quentes.
Nestas condições, e assumindo a lei dos gases ideais, é correto afirmar que:
A) a pressão dos gases aumenta, e o seu número de mols diminui.
B) a pressão dos gases diminui, e o seu número de mols diminui.
C) o número de mols permanece constante, e a pressão aumenta.
D) a pressão e o número de mols dos gases não são afetados pelo aumento de temperatura.
E) a pressão e o número de mols dos gases aumentam.
(Fatec-SP) Três recipientes idênticos, fechados, I, II e III, mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm moléculas dos gases oxigênio (O2), monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), respectivamente.
O princípio de Avogadro permite-nos afirmar que o número:
A) de átomos de carbono é maior em II.
B) total de átomos é igual em II e III.
C) de átomos de oxigênio é maior em I.
D) de moléculas é maior em III.
E) de moléculas é igual em I, II e III.
(Uece) A partir das pesquisas de Robert Boyle (1627-1691), foi possível estabelecer a teoria cinético-molecular dos gases. Essa teoria afirma que:
A) todos os choques entre as partículas de um gás ideal e as paredes do recipiente são perfeitamente elásticos.
B) um mol de qualquer gás, nas condições padrões de temperatura e pressão (CPTP), ocupa um volume de 22,4 L.
C) à temperatura constante, o volume de uma massa de gás é diretamente proporcional à sua pressão.
D) nas mesmas condições de temperatura e pressão, as velocidades de difusão de dois gases são diretamente proporcionais às raízes quadradas de suas densidades.
(ITA-SP) Assumindo um comportamento ideal dos gases, assinale a opção com a afirmação correta.
A) Numa mistura de gases contendo somente moléculas de oxigênio e nitrogênio, a velocidade média das moléculas de oxigênio é menor do que as de nitrogênio.
B) Mantendo-se a pressão constante, ao aquecer um mol de gás nitrogênio sua densidade irá aumentar.
C) Volumes iguais dos gases metano e dióxido de carbono, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam as mesmas densidades.
D) Comprimindo-se um gás à temperatura constante, sua densidade deve diminuir.
E) De acordo com a Lei de Charles, o volume de um gás torna-se maior quanto menor for a sua temperatura.
(UFU-MG) Em uma atividade experimental o professor pegou duas garrafas PET vazias e colocou bexigas cheias na boca de cada uma delas. Em seguida, colocou uma das garrafas em uma bacia com água quente e a outra em uma bacia com água fria. Um dos balões murchou e o outro ficou mais cheio.
Sobre estes fatos, assinale a alternativa correta.
A) O balão que ficou mais cheio foi colocado em água quente, devido ao aumento da temperatura do sistema e à expansão dos gases presentes na bexiga.
B) O volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema aumentou, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão.
C) Em qualquer um dos casos, o volume dos balões foi alterado, porque o tamanho das partículas de gás foi modificado.
D) O balão que murchou foi colocado em água quente, pois o aumento da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.